O principal objetivo é desenvolver uma antena múltiplo feixe capaz de processar sinais de banda Ka. A antena deve permitir estabelecer múltiplas ligações com diferentes satélites LEO. A antena inclui duas antenas phased array, uma para Tx e outra para Rx. O beamforming híbrido é considerado e combina beamforming RF discreto, beamforming fotónico e digital true-time delay beamforming.
- Desenvolver um beamformer compatível com banda Ka.
- Otimizar a totalidade da cadeia RF em termos de performance e consumo de energia.
- Desenvolver um circuito fotónico integrado para um beamforming fotónico flexivel e energeticamente eficiente.
Com a nossa abordagem híbrida, iremos evitar o habitual consumo de energia e geração de calor das antenas de beamforming digital, permitindo atingir maiores débitos de dados, múltiplo feixe, multi-órbita. A abordagem modular e expansível permite-nos customizar o produto para diferentes necessidades do mercado.
Neste projeto iremos atingir uma placa de desenvolvimento TRL 4. A tecnologia baseia-se em múltiplo feixe orientável eletronicamente com beamforming híbrido com elemtos separados de gama Rx e Tx (Rx de 17.7 a 20.2 GHz e Tx de 27.5 a 30 GHz). A antena será capaz de mudar independentemente cada feixe de transmissão e receção entre polarização RHCP e LHCP. A antena será expansível para fornecer G/T e EIRP adequados e apresenta uma largura de banda Rx instantânea de até 500 MHz. Pode fornecer de um único a 8 feixes.