SUSTENTABILIDADE


PRODUÇÃO EFICIENTE, GESTÃO SUSTENTADA DE RESÍDUOS



Na Sinuta, os processos e tecnologias mais recentes garantem uma produção eficiente, a redução dos consumos energéticos e a gestão sustentada de resíduos.


De forma a reduzirmos a nossa pegada ecológica, monitorizamos os poluentes: as nossas instalações estão providas de uma ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) onde são filtrados os poluentes.


A iluminação na Sinuta é servida de lâmpadas LED, de baixo consumo energético.  Os candeeiros no exterior do edifício são 100% autónomos, funcionando a energia solar fotovoltaica. O logotipo situado na fachada do edifício é iluminado durante a noite, representa uma autonomia total, com recurso a painéis solares fotovoltaicos e lâmpadas LED.


A instalação fotovoltaica de 3kWp fornece a energia elétrica necessária ao funcionamento dos servidores do sistema informático da Sinuta.

AQUECIMENTO SOLAR TÉRMICO




Para minimizar as necessidades de gás natural, dispomos de uma instalação solar térmica que fornece água quente sanitária aos balneários. Esta instalação foi implementada pela Sinuta4Sun, empresa do Grupo Sinuta. 

Diariamente, este sistema, fornece cerca de 240 kWh em aquecimento de águas industriais.


Com um consumo estimado de cerca de 430 TEPs/Ano, a Sinuta pretende aderir voluntariamente ao Sistema de Gestão de Consumidores Intensivos de Energia. Para tal será submetida a uma auditoria energética e posteriormente cumprir com o plano de medidas de redução de consumos de energia, reduzindo consequentemente as emissões de CO2.